Seguidores

sábado, 26 de março de 2011

Sessão homenageia artesãos da cidade

“Uma justa homenagem a uma comunidade muito importante para Curitiba desde o ponto de vista econômico ao cultural e artístico.” Assim a vereadora Julieta Reis (DEM) definiu a solenidade referente ao Dia do Artesão, realizada no final da tarde desta quinta-feira (24), no plenário da Câmara Municipal de Curitiba.

Além de vários artesãos que participam das feiras de artesanato em Curitiba, muitos deles atuando há mais de três décadas, estavam Colmar Chinasso Filho, do Instituto Municipal de Turismo, representando o prefeito Luciano Ducci, e Marily Lessnau, coordenadora das feiras de artesanato.
Julieta Reis destacou as atividades dos artesãos na história: das corporações de ofícios medievais até os trabalhos manuais dos indígenas brasileiros. “O artesanato brasileiro é rico e traz a síntese das influências de índios, portugueses e negros”, lembrou, afirmando que, mesmo a partir da Revolução Industrial, os trabalhos manuais acabaram por ser valorizados, por suas características distintas, capacidade de preservação e manifestação de características culturais dos povos.

“Curitiba recebe mais de três milhões de turistas por ano e nossas feiras são fundamentais para construir uma imagem positiva da cidade. Também criam postos de trabalho, geram renda e valorizam nossa cultura”, afirmou Colmar Chinasso Filho.
Muitos artesãos foram homenageados e suas especialidades e tempo de atuação destacados. Também recebeu o diploma o fiscal de feira mais antigo de Curitiba, José Aristeu Squina. Poetas populares conhecidos nas feiras curitibanas, como Batista de Pilar e Canuto Calmon Martins de Almeida, subiram à tribuna e declamaram poesias. O pioneiro Euclides Nrowostik e a mais antiga feirante, Odette Lola Camargo, também receberam homenagens.
Presente à solenidade, o líder do prefeito, vereador João do Suco (PSDB), afirmou que a comunidade dos artesãos é uma referência no tocante ao amor pelo trabalho e pela valorização de seus dons, ressaltando a atuação de Julieta Reis na defesa dos interesses da categoria.
Em 19 de Março é comemorado o Dia Municipal do Artesão, desde 2002, quando foi sancionada a lei que o instituiu, uma iniciativa da vereadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário