Seguidores

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Documentário premiado é exibido pelo Instituto Cervantes

O Instituto Cervantes de Curitiba exibe nesta sexta-feira, dia 18, o documentário “El Efecto Iguazú”, que conta a história da demissão em massa de 1.800 funcionários de uma empresa de telefonia espanhola. Como protesto, os trabalhadores levantaram um acampamento em pleno centro econômico de Madri. Foram seis meses de manifestações.

A produção mostra depoimentos das famílias dos colaboradores demitidos, reportagens de jornais da época, o lado da empresa e o descaso do governo espanhol. Entre os entrevistados está o escritor José Saramago, vencedor do Nobel de Literatura. “El Efecto Iguazú” conquistou, na categoria Melhor Documentário, o Goya 2002, premiação mais disputada do cinema espanhol.
A película leva o nome Efeito Iguaçu e na capa tem uma imagem de fundo das Cataratas do Iguaçu. Mas por quê? Para entender a relação, só mesmo assistindo ao documentário até o fim.
A exibição faz parte do ciclo de cinema Território Documental, com cinco sessões, sempre às sextas-feiras, até o dia 4 de março. A entrada é gratuita. O Instituto Cervantes fica à rua Ubaldino do Amaral, 927, Alto da Glória. Informações pelo telefone (41) 3362 7320.

Nenhum comentário:

Postar um comentário