Seguidores

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

União da Vitória pode ganhar campus do IFPR

Centro Universitário municipal deve ser federalizado; proposta será levada ao MEC e cessão pode ocorrer ainda em 2011
A cidade de União da Vitória, região sul do Paraná, pode ser uma das próximas a receber um campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR). A proposta é federalizar o Centro Universitário União da Vitória (Uniuv), que já oferece 17 cursos superiores e 16 pós-graduações, além de três cursos de nível médio.
Para discutir a possibilidade, foi realizada, nesta segunda-feira (20) uma audiência pública na Câmara Municipal da cidade. Bem aceita pela população, autoridades locais, alunos e professores, a federalização da Uniuv depende do aval do Ministério da Educação. “Nós levaremos a proposta para o ministro Fernando Haddad; mas as chances de efetivarmos esse projeto são muito boas”, disse, durante a audiência, o reitor do IFPR, Alipio Leal.
Segundo ele, se houver agilidade nas negociações e nos trâmites necessários para a federalização, o campus do IFPR pode estar instalado em União da Vitória já no segundo semestre de 2011: “Nosso objetivo é trazer o Instituto para cá até agosto, mas, se não for possível, certamente isso deve ocorrer até 2012”.
Atualmente, a Uniuv possui 1800 alunos. Cerca de 40% deles residem no Estado de Santa Catarina – a cidade de Porto União, no estado vizinho, é conurbada à União da Vitória. Segundo Alípio Leal, será possível abrir, depois da federalização, pelo menos seis mil vagas em três turnos em cursos totalmente gratuitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário