Seguidores

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Novo ou usado. Qual imóvel eu devo comprar?

Mesmo com o mercado de imóveis novos aquecido, os usados e seminovos não perderam espaço no cenário imobiliário. Na hora de escolher sempre aparecem várias dúvidas, seja em relação à localização do imóvel, a metragem, valores e taxas. De acordo com Sariva Lima, gerente de locação e administração de aluguéis da Habitec Imóveis, quem decide é o preço. “Geralmente o fator predominante na escolha é o preço e os apartamentos seminovos devem pelo menos vir com armários nas cozinhas e um quarto com suíte. Observamos essa tendência hoje”, destaca. Apesar de o preço ser decisivo, é necessário que os compradores analisem outros detalhes:
- Manutenção: Nos imóveis usados, o consumidor deve fazer uma vistoria completa para não arcar com grandes gastos, principalmente se há vazamentos e se a parte elétrica do imóvel está em boas condições. Nancy Maria Tallão, diretora comercial da Habitec, chama a atenção para a garagem do imóvel seminovo. “Uma boa avaliação começa também pelo seu estado. Os compradores não percebem, mas isso pode dizer muito das condições do empreendimento, inclusive em relação à parte elétrica”, explica. Há também os gastos com reformas, que devem ser calculados já na compra do imóvel. Já nos apartamentos novos, os gastos com manutenção geralmente só começam depois de aproximadamente três anos. Alguns empreendimentos hoje oferecem kits de personalização que são pagos a parte. Esse valores também devem ser considerados na hora de fechar negócio, para depois não pesarem no orçamento.
- Histórico da construtora e incorporadora: Para empreendimentos novos é preciso pesquisar a história da incorporadora e da construtora. Documentos que revelem a idoneidade das duas e os depoimentos de antigos compradores podem fazer a grande diferença, principalmente quando se trata de prazos para a entrega da obra, dos acabamentos e material usado pela construtora.
Quando o assunto são os financiamentos, é essencial tirar todas as dúvidas com a imobiliária. Há algumas diferenças em relação ao financiamento para os novos e seminovos.
- Novo X Usado: Imóveis usados bem conservados podem competir em relação a preços com os novos, porém a diferença no tamanho da planta é o que mais afasta os dois. Os usados têm espaços maiores que os novos, mas muitas vezes oferecem apenas uma vaga de garagem. Os novos são mais modernos, com opções e áreas de lazer que os usados dificilmente vão oferecer. Sariva atenta para o perfil de cada comprador, que diz muito do que eles precisam. “Acredito que o perfil do comprador também pesa bastante na hora da escolha. “Famílias com crianças prezam por empreendimentos que ofereçam áreas de lazer para os filhos. “Estudantes procuram algo mais compacto e prático e casais recém casados também procuram por imóveis com um quarto com suíte e que não tenham tantos espaços de lazer e não gerem despesas extras”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário