Seguidores

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Acidentes de trânsito podem produzir sérios efeitos psicológicos

Um acidente no trânsito pode trazer além das perdas do momento um sério comprometimento para a reorganização, reconstrução e manutenção da própria vida

Os acidentes no trânsito podem produzir sérios efeitos psicológicos. Nosso cérebro fica "ferido" especialmente nas regiões responsáveis pela regulação no nosso estado emocional. Diferente das feridas externas, não podemos vê-las, mas podemos perceber seus sintomas que, comumente, constituem o quadro de Transtorno de Estress Pós-Traumático - TEPT - podendo evoluir para depressão, pânico, fobias, ansiedade generalizada, luto patológico…
A ferida cerebral ou trauma psicológico ocorre quando passamos por/ou presenciamos situações de estress envolvendo morte ou ameaça de morte ou ameaça de nossa integridade física e moral. Tais traumas também podem ocorrer quando quando a vivência excede nossa capacidade de administrá-la racional e emocionalmente ou quando somos pegos desprevenidos. Nos acidentes de trânsito todas estas possibilidades existem e podem nos levar de um estado de bem estar e controle para respostas de medo intenso, horror e impotência.
Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV-TR) da Associação Americana de Psiquiatria o Transtorno de Estress Pós Traumático é caracterizado por:
1) Revivência do evento traumático de uma ou mais das seguintes maneiras:
- recordações recorrentes e intrusivas do evento por meio de imagens, pensamentos ou percepções- flashbacks.
- sonhos recorrentes com o evento.
- agir ou sentir como se o evento estivesse acontecendo de novo.
- sofrimento profundo ao entrar em contato com conteúdos internos ou do meio ambiente que se assemelhem à algum aspecto do evento.

2) Esquiva de estímulos associados ao trauma e entorpecimentoda das reações caracterizados por três ou mais das seguintes maneiras:
- Esforços para evitar pensamentos e sentimentos relacionados ao evento traumático.
- Esforços para evitar locais, atividades e pessoas que se assemelhem ou estejam relacionados ao evento traumático.
- Incapacidade para recordar de algum aspecto importante do trauma.
- Redução do interesse de participar de atividades importantes do dia a dia.
- Sensação de distanciamento de outras pessoas.
- Dificuldade ou incapacidade de ter sentimentos de carinho.
- Sentimento de futuro abreviado, redução das expectativas em relação ao futuro.

3) Excitabilidade aumentada apresentada por duas ou mais das seguintes maneiras:
- Dificuldade para dormir e manter o sono.
- Irritabilidade.
- Dificuldade para concentrar-se.
- Hipervigilância.
- Comportamentos de sobressalto exagerado
Tais sintomas podem iniciar logo após ao evento traumático ou meses depois dele.
Assim, um acidente no trânsito pode trazer além das perdas do momento um sério comprometimento para a reorganização, reconstrução e manutenção da própria vida.
O Brainspotting e o EMDR tem se mostrado ferramentas eficazes para o tratamento dos sintomas gerados por acidentes de trânsito. Por trabalherem diretamente as feridas que ficam em nosso cérebro emocional trazem resultados claros e rápidos.
O EMDR recebeu nota A para o tratamento do Transtorno do Estress Pós traumático pela Sociedade Internacional para os Estudos de Estresse Pos-traumático (A, a nota mais alta que se pode receber), seus resultados podem ser vistos no cérebro através de tomografias que apresentam a significativa redução do estress cerebral após a aplicação de algumas sessões. Graças a técnicas como estas nossas feridas emocionais podem ser cicatrizados em alta velocidade para que possamos levar nossas vidas adiante.Saiba mais em: www.giovanatessaro.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário