Seguidores

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Bancos relutam em aplicar Lei dos Biombos

O vereado Paulo Frote (PSDB) apresentará, na próxima terça-feira (2), um pedido de informações à prefeitura de Curitiba sobre a fiscalização dos bancos e estabelecimentos financeiros da capital. Frote é o autor da Lei 1.281, de junho de 2008, que prevê a colocação de biombos para assegurar proteção visual para quem está sendo atendido nos caixas.
“É do nosso conhecimento que alguns bancos não estão respeitando a lei dos biombos. Com o relatório da prefeitura, vamos procurar o Ministério Público e, dentro das atribuições legais do órgão, buscar formas de garantir a segurança dos usuários dos bancos da capital”, afirma.
A lei dos biombos obriga todos os estabelecimentos financeiros de Curitiba a manter divisórias entre os guichês e as filas de espera, para que as operações bancárias não sejam visualizadas. A medida foi tomada como forma de evitar os assaltos a correntistas que deixam as agências bancárias após realizarem saques de valores mais altos.
As instituições financeiras que não instalarem os biombos estão sujeitas a multa diária de R$ 200 por descumprimento e de até R$ 25 mil, em caso de reincidência. Desde 2008 os vereadores da capital buscam fiscalizar a aplicação da lei, sendo, que em 2009, foram realizadas vistorias diretamente nas agências bancárias, na companhia de equipes da prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário