Seguidores

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

RECURSOS SIMPLES PODEM MELHORAR A ACÚSTICA DOS AMBIENTES

Buzinas, pessoas falando ao mesmo tempo, música alta, toc toc dos sapatos, gritos. Quem nunca se incomodou com esses barulhos? Por esses e outros motivos, ao pensar na acústica dos ambientes, é necessário conhecer todos os detalhes do espaço: piso, teto, paredes, janelas e portas. Além disso, não são só ruídos externos que incomodam; o barulho interno também deve ser levado em consideração.
Bistrô – Mariana Corrêa
Para amenizar esses problemas sonoros, a arquiteta Mariana Corrêa destaca algumas medidas que podem ser utilizadas isoladamente ou em conjunto. “Portas de madeira almofadadas, paredes de tijolos revestidos, revestimento de gesso no teto, carpetes com base de moletom, entre outros, podem ser aliados contra a propagação do som dentro de um ambiente”, afirma.

Estar Íntimo – Thais Donato e Silvia Martins
Em seu projeto na 16ª edição da Casa Cor Minas, o Bistrô, a profissional apresenta recursos e estruturas responsáveis por diminuir ruídos no ambiente. “Além de o piso possuir um revestimento de lã de vidro, que evita o som dos calçados, também coloquei entre cada conjunto de mesa uma placa de madeira perfurada, que absorve o som. O uso dos tapetes, peças que a maioria das pessoas possui em casa, pode ser utilizado para amenizar os barulhos”, ressalta.
As arquitetas Thaís Donato e Sílvia Martins destacam que os projetos arquitetônicos podem contar com algumas soluções úteis, como o uso de borrachas para vedar as folgas em portas e janelas, a fim de evitar o desconforto de vibrações. Ao projetarem o Estar Íntimo para a Casa Cor Minas, elas colocaram carpete em todo o espaço, com o intuito de propiciar um maior abafamento do som. “Fizemos um local aconchegante e confortável, por isso, avaliar a acústica foi inevitável. A melhor e mais barata solução que encontramos foi o uso do carpete”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário