Seguidores

sexta-feira, 25 de junho de 2010

O assunto é sério!

ONGs protestam contra comércio abusivo de animais

Amigo Animal e Pense Bicho querem fiscalização rigorosa do setor
e realização de ampla campanha em defesa da guarda responsável

As organizações não governamentais Amigo Animal e Pense Bicho vão promover uma manifestação na Boca Maldita, às 9h do próximo dia 26, para protestar contra o comércio abusivo de animais nos pet shops, canis, gatis e aviários de Curitiba. Na manifestação, os dirigentes das entidades vão distribuir panfletos chamando a atenção das autoridades públicas para o problema e pedindo apoio da população à causa.
Os dirigentes das duas ONGs respeitam o direito que estas empresas têm de atuar no mercado, mas consideram que muitas delas agem de maneira irresponsável porque reproduzem os animais apenas para obter lucros, sem se preocupar com a integridade física deles e com a necessidade de orientarem as pessoas sobre a guarda responsável.

“Animais-mercadorias”

Na avaliação das ONGs, esta irresponsabilidade - somada à incompreensão de muitas pessoas diante do problema - traz pelo menos duas graves conseqüências: o abandono de centenas de cães e gatos nas ruas e a imposição de sofrimentos a muitos destes animais, que frequentemente são retirados de suas mães ainda antes de desmamar, apresentam vários problemas de saúde e vivem em ambientes insalubres.
“Há limites para a livre iniciativa. O fato de as empresas atuarem no mercado não lhes dá o direito de venderem cães, gatos, pássaros e outros animais como se eles fossem roupas ou calçados. Nós estamos falando de seres vivos que, de acordo com uma série de exigências legais, devem ser respeitados e não tratados como mercadorias”, denuncia a presidente da Pense Bicho, Karin Birckholz. A Lei de Crimes Ambientais (Lei 9605/98) estabelece punição rigorosa aos autores de crueldades ou do abandono de animais: multa e detenção de três meses a um ano, dependendo da gravidade do problema causado pelo abandono.

Denúncias diárias

Presidente da Amigo Animal, ONG que abriga dois mil cães resgatados do abandono em uma chácara localizada no município de Campo Magro, Marcelo Misga lamenta que não haja praticamente nenhum controle do Estado sobre a venda destes animais.

“Ninguém sabe quantos animais são vendidos em Curitiba, ao certo. E nem o que é feito com eles, quando não são vendidos. São respostas que o poder público, por meio de uma fiscalização rigorosa, deveria ter”, propõe.
Misga afirma que recebe dezenas de telefonemas, todos os dias, de pessoas denunciando o abandono ou abusos de animais. Por esta razão, a Pense Bicho e a Amigo Animal também defendem a realização de uma grande campanha de adoção destes animais. O número de animais abandonados apenas em Curitiba, mesmo sem contar os semi-domiciliados, é de 3% em um universo de 430 000 animai, o que equivale a pelo menos 13 mil animais nas ruas da cidade. “Isto prova que muitas pessoas não estão preparadas para ter animais. Os responsáveis pela venda de animais deveriam ter mais comprometimento com esta questão”, propõe.

Assessorias de Comunicação da Pense Bicho e da Amigo Animal
Aurélio Munhoz - Reg. MTb: 2.635/PR
Fone: (41) 9184-9302
Karin Birckholz
Fone: (41) 9961-5255
Marcelo Misga
Fone: (41) 9975-2711

Nenhum comentário:

Postar um comentário