Seguidores

terça-feira, 22 de junho de 2010

Lygia Pupatto lança livro sobre o Programa Universidade Sem Fronteiras

Professora londrinense relata a experiência no governo Requião e o processo de criação do maior programa de Extensão Universitária do Brasil, no período em que foi secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

A professora universitária Lygia Pupatto, ex-reitora da Universidade de Londrina (UEL) e ex-secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), lança nesta quinta-feira (24), o livro "Muito além do jardim", que retrata a experiência bem sucedida de criar no Paraná o maior programa de extensão universitária do Brasil. Chamado "Universidade Sem Fronteiras", o programa reuniu 4 mil estudantes de todas as regiões do estado em diferentes ações sociais, que beneficiaram mais de 280 municípios paranaenses. Na condição de testemunha ocular do processo, Lygia relata o desenvolvimento da iniciativa, que envolveu progressivamente universidades e faculdades, institutos de pesquisa, ONGs e prefeituras, criando e fortalecendo os laços entre estes agentes sociais e os agricultores familiares, pequenos empresários, associações comunitárias, remanescentes de quilombolas, pescadores e outras comunidades tradicionais.
A expectativa é que o livro incentive a reprodução do programa Universidade Sem Fronteiras em outras partes do país, como forma de diminuir a desigualdade social e envolver as universidades com a realidade da população brasileira. Neste sentido, já tramita na Assembléia Legislativa um projeto de lei que propõe a adoção da iniciativa como política de Estado, uma vez que ela já deu certo durante o atual governo. “A extensão sempre foi o primo pobre nas universidades, mas o Programa Universidade Sem Fronteiras veio dar a devida atenção a esta atividade, atuando com a agricultura familiar, incubadoras e direitos sociais, diálogos culturais, apoio à saúde e tecnologia empresarial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário