Seguidores

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

VALORIZAÇÃO DO JAZZ EM CURITIBA

O Nu Jazz Festival que acontece no Full Jazz Bar traz várias atrações na edição de verão

O Nu Jazz Festival Summer Edition começa na próxima quinta feira, dia 25 de fevereiro e vai até o dia 06 de março, no Full Jazz Bar e Restaurante. O evento tem por objetivo valorizar a cultura do jazz e pensando nisso o empresário Fernando Macedo, proprietário da casa, promove festivais de música, trazendo diversos artistas do cenário nacional para Curitiba. Na estréia, quinta feira (25), haverá Tributo a Tom Jobim & Stan Getz com os músicos Fábio Deiverson e Paulo Sabbag; na sexta feira (26) Alexandre Macedo apresentará um Tributo a Wayne Shorter; e no sábado (27) será a vez da apresentação do saxofonista Derico Sciotti. Na outra semana, a partir da quinta feira, 04 de março, haverá Tributo a Miles Davis com Nei Rangel e Rogério Leitum; na sexta (05) o Grupo na Tocaia apresentará o show Breaking All; e pra fechar o festival, no sábado (06) João Pedro Trio vai lançar o CD “Eclético”. A produção do evento fica por conta de Macedo e a direção artística leva assinatura do músico Glauco Solter. Mais informações pelo fone 41 3312 7000 ou no site http://www.nujazz.com.br/.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
25 de fevereiro- quinta feira
Tem Tributo a Tom Jobim & Stan Getz com os músicos Fábio Deiverson e Paulo Sabbag.

26 de fevereiro- sexta feira
Tem Alexandre Macedo apresentanso Tributo a Wayne Shorter.

27 de fevereiro- sábado
Tem apresentação do músico Derico Sciotti.

04 de março- quinta feira
Tem Tributo a Miles Davis com Nei Rangel e Rogério Leitum.

05 de março- sexta feira
Tem Grupo na Tocaia apresentando o show Breaking All.

06 de março- sábado
Lançamento do CD “Eclético”, de João Pedro Trio.

SOBRE O MÚSICO DERICO SCIOTTI
Derico Sciotti começou seus estudos de flauta aos cinco anos de idade. Desde então, teve a oportunidade de estudar com mestres como João Dias Carrasqueira, Jean-Noel Saghaard, e Amilson Godoy. Ganhou vários concursos nacionais e internacionais para jovens instrumentistas, o que possibilitou sua participação em diversos recitais e concertos pelo Brasil. Em 1990, Derico foi convidado a participar das gravações do programa Jô Soares Onze e Meia, na época, no SBT, como saxofonista e flautista do Quinteto Onze e Meia. Este trabalho possibilitou tocar com músicos como George Benson, Billy Cobham, Ian Anderson, Ray Coniff, Randy Crawford, Roberto Carlos, Gilberto Gil, Raul de Souza, entre outros. Porém hoje, além de músico, atua também como “assessor para assuntos aleatórios”, participando e ajudando Jô Soares nas mais diversas e inusitadas situações criadas dentro do programa.

SOBRE FÁBIO DEIVERSON
Nascido em Curitiba, veio de uma família de músicos. Se interessou pelo saxofone aos 14 anos, instrumento a que ele se dedica e trabalha compondo para bandas de gospel. Apaixonado por jazz e pela música brasileira, foi influenciado por saxofonistas como Pete Christlieb e Bob Mintzer. Fabio já teve a oportunidade de tocar com músicos como Xande Figueiredo, Vinicius Dorin, Cuca Teixeira, Waltel Branco, Ronaldo Saggiorato. Hoje ele participa de shows com músicos e amigos de Curitiba, sempre valorizando seu tom e o conhecimento em música.

SOBRE PAULO SABBAG
Começou no Blue Note Jazz Club de Curitiba em 1986. Participava de reuniões com os principais músicos da cidade e com grandes artistas nacionais como Amilton Godoy por exemplo. Atuou em varias áreas da música, tanto em estúdio quanto ao vivo, com artistas de jazz, funk, samba, bossa e pop. Hoje se dedica quase exclusivamente à música instrumental brasileira e ao jazz.

SOBRE ALEXANDRE MACEDO
O saxofonista iniciou os estudos aos 19 anos em Curitiba. Após a fase de estudos, além de sempre tocar na Comunidade Cristã Reviver, começou a se apresentar com vários músicos de jazz de da cidade, dentre eles Paulinho Branco, Jean Barone, Fernando Cacau, Glauco Solter, Endrigo Bettega, Rogério Leitum, Mário Conde, Jeff Sabbag, Emerson Antoniacomi, entre outros. O seu primeiro trabalho foi um quinteto sem instrumento harmônico, no antigo "Jazz & Cia", formado por Paulinho Branco, Jean Barone, Fernando Cacau, e Reginaldo Farias. Dos trabalhos realizados pelo saxofonista destacam-se: Banda Sotak 2001-2002, Banda Freedom Jazz Dance 2001(Glauco Solter no antigo Birinights), Banda ElMerekumbe 2002 (música cubana), Participações na Banda DNA 2008. Muito influenciado pelo jazz curitibano, principalmente Paulinho Branco, Marília Giller e Glauco Solter, também recebeu inspiração de John Coltrane, Miles Davis, Wayne Shorter, Charlie Parker, Cannonbal, Joe Henderson, John Mclaughlin, Pat Metheny, Kenny Garrett, Weather Report, Tom Jobim e outros.

SOBRE NEI RANGEL
Músico desde 1991 quando iniciou sua carreira em Niterói, sua cidade natal. Atuou em vários estilos musicais que contribuíram para a sua formação musical. Em Curitiba desde 2001, Nei se dedica ao preparo de novos baixistas a partir do seu método: “A técnica aplicada ao seu estilo”. Como músico Nei Rangel já atuou ao lado de: Cristina Mel, Adhemar de Campos, Banda e Voz, Josué Rodrigues, Ronaldo Bezerra, Orquestra Harmônicas de Curitiba, Pato Romero, Mauri Toniolo, entre outros. Atualmente é integrante e fundador do Quarteto Dajam ao lado do baterista Valmir Pegas, do pianista Arthur Bandt e do guitarrista Zeu Maciel. O Quarteto visa divulgar a música instrumental e fomentar novos adeptos e praticantes da música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário