Seguidores

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Transparaná: Competidores encaram situações distintas em um único dia

O roteiro que levou a caravana do Transparaná até a cidade de Campo Mourão, PR, surpreendeu os off-roaders: o percurso apresentou trechos de piso molhado e extremamente escorregadio, e posteriormente, terreno seco com muita poeira e calor
Mais duas fases do 16º Transparaná foram cumpridas nesta terça-feira. Os competidores largaram de manhã da cidade de Cascavel rumo à Campo Mourão, PR. Foram 266 quilômetros de percurso que cortaram os municípios de Corbélia, Ubiratã e Juranda.
Para definir as 3ª e 4ª etapas, as 76 equipes enfrentaram uma sabatina de 7 horas e 30 minutos. O roteiro teve muitas retas e não apresentou dificuldades de terreno. "De manhã, o piso estava bem encharcado e escorregadio, por conta das chuvas, e havia muito cascalho solto. Já a tarde, encontramos uma situação totalmente diferente: o sol apareceu forte, o chão estava seco e teve bastante poeira", detalhou o piloto Ricardo Barra, da Niterói Rally Team, que largou hoje ocupando o 9º lugar na Geral.
Para vencer uma prova de longa duração como o Transparaná, além de ter o melhor conjunto - carro, piloto e navegador -, muitas vezes é preciso contar com a sorte e saber lidar com os inúmeros imprevistos que podem surgir.
"Na disputa da 3ª etapa, fizemos um raid perfeito, sem erros e, certamente, finalizamos entre as primeiras equipes. Porém, na 4ª etapa, disputada após o almoço, o pneu do nosso Troller T4 estourou na lateral, acarretando em uma perda de tempo irreparável", lamentou o navegador Ronald Leis.
A dupla efetuou a troca do pneu em 2 minutos e 40 segundos, e como o regulamento do certame não permite que o limite de velocidade de 77 km/h seja mantido por mais de 10 segundos, Barra e Leis precisaram de 7 quilômetros para recuperar o tempo. "Infelizmente, esse contratempo nos tirou da briga pelo título do Transparaná 2010. Mas por outro lado, ficamos satisfeitos com o trabalho em equipe, onde o que planejamos executar para esse tipo de situação foi cumprido e surtiu o resultado esperado, que é solucionar os problemas o mais rápido possível", salientou Barra.
Amanhã, serão disputadas as 5ª e 6ª etapas em um roteiro de 286 quilômetros, sendo 198 quilômetros navegados, que ligarão Campo Mourão a Guarapuava, situada na região Centro-Sul do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário