Seguidores

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

PROJETO PAISAGISTA EM EMPREENDIMENTOS GARANTE CONFORTO E QUALIDADE DE VIDA

Em Curitiba, o Green Village Park Condominium integra espaços de lazer a áreas de paisagismo A fim de garantir conforto e qualidade de vida, construtoras de condomínios residenciais apostam em projetos de paisagismo diferenciados de modo a completar o projeto arquitetônico. Em Curitiba, o condomínio horizontal residencial Green Village Park Condominium, localizado em Santa Felicidade, apresenta um projeto especial de paisagismo, cuja intenção é priorizar o contato dos moradores com o verde e com os encantos da natureza.
Construído sob um conceito inédito na capital paranaense – que integra residências a um clube completo – o empreendimento da Incorporadora GreenVillage traz 200 terrenos para casas com área média privativa de 326 metros quadrados juntos a um clube de lazer com mais de 15 opções de entretenimento. Assinado por Felipe Reichmann, o paisagismo é conceitual e se utiliza de algumas espécies regionais, com o propósito de colaborar com a fauna e com a flora. “O projeto contemplou o uso de muitas árvores frutíferas, que incentivam a alimentação animal e a participação das pessoas junto à natureza”, afirma Reichmann.
A arborização viária do empreendimento também foi delineada com caráter peculiar. As ruas internas são marcadas por distintas espécies, proporcionando uma caracterização pela diferença entre o porte da árvore, cor da folha, da flor e, principalmente, servindo como meio de identificação de cada rua. Vegetação diferenciada também foi utilizada nos caminhos - a fim de orientar os moradores e delimitar espaços - e no portal principal, como definidora de área e marcação. “O paisagismo tem a missão de ampliar e criar novas perspectivas ao observador, além de ser um item de fundamental importância na valorização dos imóveis”, coloca Reichmann. Por meio do paisagismo, foram desenvolvidos ambientes agradáveis e de convivência para todas as idades, aproveitando de maneira eficiente os locais de uso comum do condomínio. Um dos grandes diferenciais é o Castelo do Rei Arthur, concebido pelo ilustrador Adriano Loyola e com projeto paisagístico de Felipe Reichmann. Os brinquedos estão distribuídos em meio a um panorama estruturado, que conta com um labirinto de plantas vivas, muretas em pedra e pomar, criando uma área rústica e compatível com a temática do playground.
“A grande intenção do paisagismo é humanizar o condomínio, utilizando uma vegetação integrada à paisagem e aos elementos criados e construídos, contando com uma iluminação cênica para valorização da vegetação” pondera Reichmann. Essas diferentes características são observadas nos ambientes onde se localizam os equipamentos de lazer – como a quadra poliesportiva, escadaria, paredão de escalada, outdoor fitness e locais para a simulação da prática do surf e caminhada. A praça das babás, o espaço para luau e o redário, que compõem o entretenimento do condomínio também adquiriram formas criativas pelas mãos de Felipe Reichmann. “O projeto transforma lugares antes destinados a equipamentos convencionais em ambientes valorizados e sofisticados ao mesmo tempo em que promove o conforto e melhora o microclima local”, declara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário