Seguidores

domingo, 24 de janeiro de 2010

A Igreja de Pedra em Guaíra

Pitoresca igreja de pedra encontra-se em Guaíra com uma história muito interessante: a promessa de uma esposa. A Igreja foi construída no ano de 1923, através de uma promessa da esposa de Otto Rhoder, diretor da Companhia Mate Laranjeira, multinacional que se instalou em Guaíra, no ano de 1908. Otto foi morto em acidente aéreo e sua esposa prometeu construir uma igreja se encontrasse o corpo dele, é claro que o corpo foi encontrado e a igreja foi construída.
Conta a história, que na época foi organizada uma caminhada até o antigo Salto das Sete Quedas, o povo em procissão colaborava de forma simbólica, levando cada um, uma pedra que era colocada no local onde seria edificada a igreja. A capela foi construída com pedras encaixadas em estilo espanhol, as telhas originais vieram das ruínas da Ciudad Real Del Guayrá e seus vitrais são Argentinos e retratam a catequese praticada aos índios pelos padres jesuítas. A originalidade está nos Santos retratados com feições, armas e utensílios indígenas, fatos inéditos na América do Sul.
A primeira missa foi realizada pelo Reverendíssimo Monsenhor Guilherme Maria Ehiletzeck, no dia 11 de novembro de 1934, dia de San Martin de Tours, um santo francês padroeiro dos turistas de todo o mundo.
Existe uma lenda que todo pedido feito na Igrejinha de Pedra, em noites de quartas-feiras de céu limpo, desprendido de vontade mesquinha, tende a se realizado.

Foto Mary Derosso


2 comentários:

  1. Meu avô ajudou a construir a igreja de pedra, sou orgulhosa por isso, meu avô Martires Morcillo ( in memorian), nasci em Guaira, como meus irmãos e minha mãe, meu pai veio do interior de S. Paulo.

    ResponderExcluir
  2. Fui batizado nesta Igreja, quando nasci em Guaíra, em 1962. Hoje moro em Curitiba, onde trabalho como jornalista no Jornal Metrópole. Sinto muitas saudades de lá. Parabéns pela maté e pelo blog.

    ResponderExcluir