Seguidores

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Hipismo esporte democrático e completo

Atividades de equitação são completas e auxiliam no desenvolvimento pessoal e mental
Manter o lado mental, psicológico e físico em forma não é uma tarefa fácil. Devido à correria do dia-a-dia, o lado pessoal acaba sendo deixado de lado e, quando trabalhado é focado em apenas um direcionamento.
O fato é que algumas pessoas recorrem a atividades diárias que, na maioria dos casos, é compatível apenas com uma das áreas citadas. Ou atividades físicas que lidam somente com o corpo, ou atividades mentais que lidam somente com o psicológico, enfim, nada completo.
A prática do hipismo é uma das atividades mais completas, pois trabalha os três pontos citados. Além de manter a forma, as atividades comportamentais e de relacionamento são envolvidas também. Esta bela mescla acaba sendo satisfatória aos praticantes.
De acordo com o presidente da Sociedade Hípica Paranaense, Fernando Sperb, o hipismo traz muitos benefícios. “Existe o contato com a natureza e com os animais, além de auxiliar a manter a forma física. A equitação, também, exige muita dedicação e concentração do cavaleiro, o que acaba sendo muito compensatório, pois traz atenção, disciplina e relaxamento mental”, explica.
A Sociedade Hípica Paranaense oferece aulas de equitação para adultos e crianças. É um esporte democrático, pois pode ser praticado por homens e mulheres, e ambos competir juntos. Além disso, o hipismo ajuda no déficit de atenção no desenvolvimento infantil.
Neste meio, a partir dos sete anos, qualquer criança pode dar seus primeiros passos, ou melhor, saltos com o cavalo. Nessa etapa de formação a criança exercita todos os músculos e habilidades do corpo, e principalmente se vê como um atleta e cidadão. Com alguns tipos de comportamento são criadas noções de compreensão, sociabilidade, sensibilidade e também é relevante o desenvolvimento do amor pelos animais.
A idéia fundamental do esporte é desenvolver a sensibilidade e o domínio para comandar. Audácia e equilíbrio são lapidados à medida que os obstáculos são superados. “Assim se formam cavaleiros e amazonas que descobrem como cair, levantar e continuar competindo. Não é apenas um esporte, mas também uma lição de vida” finaliza Sperb.

Um comentário: