Seguidores

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Casa da Francisco Rocha - Exemplo de restauração

Há uma bela casa em estilo germânico na Francisco Rocha, quase na esquina da Visconde. Esta casa foi construída pelo empresário Augusto Mocelin e sua mulher Odete (Dedé) Mocelin. Formavam um casal exemplar e empreendedor, a exemplo da criação e construção do Parque Ouro Fino, num tempo remoto que nem sequer havia asfalto nas cercanias de Campo Largo e Bateias. Pois bem, dona Dedé foi uma mulher extraordinária, com uma capacidade incomum de se relacionar com as pessoas. Era capaz de sorver o melhor do diálogo, tanto com uma dama da sociedade, quanto com um simples jardineiro ou carpinteiro, aliás, ofícios que ela entendia também.
Naquela época, morava na casa ao lado uma bela moça, filha de médico, de tradicional família da cidade e na frente, um rapaz, humilde, mas ao seu sentir, super promissor, inteligente, bonito e, ainda por cima, estudante de engenharia. Ora, é claro que sua casa acabou sendo o palco da aproximação daquele jovem casal. Ela se chamava, Rosita Beltrão, ele, Cecílio do Rego Almeida. O resto da história todos conhecem...
Mais tarde a casa foi vendida para a família Bodziak, que viveu ali muitos anos. Recentemente era ocupada por uma escola de idiomas que a pintou de lilás. Retomada e recuperada pelos irmãos: o médico Higino e o jovem desembargador Fernando Wolff Bodziak, restauraram exemplarmente a propriedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário