Seguidores

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Programação neurolinguística é nova abordagem para abandonar tabaco

Sem fazer um “tratamento de choque”, programa vem conseguindo atingir a marca de 86% de sucesso entre pessoas que desejam parar de fumar

Apesar de todas as campanhas, informes publicitários, restrições quanto aos locais fechados e o recente aumento do IPI tornando o cigarro em média 30% mais caro, o tabagismo ainda é o maior causador de mortes evitáveis no mundo. No mês em que se comemora o Dia Mundial de Combate ao Fumo, um programa criado em Curitiba, que utiliza a programação neurolinguística, vem contribuindo para que muitas pessoas consigam largar o vício.
Denominado “O Caminho para Parar de Fumar”, o programa adota uma abordagem diferenciada, com palestras e seminários onde o tabagismo é enfocado de forma inesperada, tanto para fumantes quanto para não-fumantes. “Todo fumante sabe que o cigarro causa diversos males. Ele não precisa ser lembrado de que o fumo causa câncer, enfisema, derrames, infarto ou impotência. Ele precisa entender e acreditar na sua capacidade de largar o vício e sem sofrimento”, diz a consultora e palestrante Vera Lúcia Mendes de Oliveira, criadora do programa.
Ela mesma foi fumante por 26 anos e, como uma grande maioria de fumantes, tentou vários métodos para deixar de fumar, sem sucesso. “Cheguei a usar medicação, que apesar de me deixar tranqüila, não evitava o consumo de cigarro. Foi quando comecei a ler sobre programação neurolinguística e percebi que ela poderia trazer resultados eficazes e definitivos na conquista da liberdade do vício de fumar”, conta Vera Lúcia explicando que a abordagem é rica em conceitos práticos para vencer limites em qualquer área de nossas vidas.
Desde que foi criado, cerca de 280 pessoas participaram dos seminários, que têm duração de uma semana (segunda à sexta, das 19h30 às 22h30). Segundo os coordenadores 86% das pessoas conseguiram deixar de fumar. O programa “O Caminho para Parar de Fumar” oferece a garantia de três meses, e se propõe a devolver o investimento àqueles que não ficaram satisfeitos. “Até hoje apenas três pessoas pediram a restituição do investimento”, diz Vera Lúcia.
De acordo com a psicóloga Siumara Lee Sfair, palestrante dentro do programa, a proposta é fundamentada na Programação Neurolinguística, uma ciência que estuda como a mente humana funciona e desenvolve ferramentas para a utilização adequada dos infinitos recursos que temos em nosso cérebro. “Adotamos uma seleção de ferramentas específicas da programação neurolinguística para o abandono do vício de fumar e, por trabalhar apenas com os recursos internos que a pessoa traz consigo, não usamos medicamentos nem outros métodos substitutos, como adesivos, gomas de mascar entre outros”, atesta Siumara.
Para os fumantes que desejam conhecer mais informações, o programa disponibiliza um site www.euparei.com.br ou pelos telefones (41) 3233-6409 e 3653-3099. O programa “O Caminho para Parar de Fumar” é um produto do Instituto Anauê-Teiño, que está localizado na rua Conselheiro Laurindo, 809, sala 709, em Curitiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário