Seguidores

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Dia Mundial sem Tabaco

Programação neurolinguística é nova abordagem para abandonar tabagismo

No próximo domingo (dia 31) comemora-se o Dia Mundial sem Tabaco. Apesar de o Brasil ser um dos países mais avançados na área de regulação de produtos do tabaco, estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que existem cerca de 32 milhões de fumantes no país.
Todos os anos, cerca de 200 mil pessoas morrem vítimas de problemas causados pelo tabagismo, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Em 2005, os custos totais do SUS atribuídos ao tabagismo só com hospitalizações de alguns tipos de câncer, doenças cardiovasculares e respiratórias foram de R$ 338.692.516,02.
Apesar de todas as campanhas, informes publicitários, restrições quanto aos locais fechados e o recente aumento do IPI tornando o cigarro em média 30% mais caro, o tabagismo ainda é o maior causador de mortes evitáveis no mundo.
Em Curitiba, um programa denominado “O Caminho para parar de fumar” tem proporcionado auxílio àqueles que desejam abandonar o vício e seus riscos à saúde. Os resultados são obtidos através de palestras e seminários de programação neurolinguística, uma abordagem nova que surpreende os participantes, pelo fato de não propor um “tratamento de choque”. Por acreditar nos resultados obtidos até aqui, o programa se compromete a devolver o dinheiro investido àqueles que não conseguiram parar de fumar.

Um comentário: