Seguidores

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Grupo de Apoio a Amputados

Pessoas que perderam um membro sofrem com a discriminação e a exclusão social, por ignorância ou desconhecimento daqueles que acreditam que amputados não sejam mais capazes que continuar a vida normalmente. Para enfrentar essa dificuldade, desde 2001, uma quinta-feira por mês, a clínica Ortopédica Catarinense promove o Grupo de Apoio a Amputados, um espaço para que possam externar seus conflitos individuais. Este Grupo de Apoio se encontrará novamente na próxima quinta-feira, dia 23 de abril, a partir das 14h, na clínica Ortopédica Catarinense. “Conversar, trocar experiências e informações é sempre uma ótima forma de encontrar forças para encarar os problemas”, afirma Mariane Bonato, psicóloga da clínica e responsável pelo grupo.
Seja por trauma, doença vascular ou neoplasia, a perda de um membro é um choque pesado para qualquer pessoa. No grupo, o objetivo é a ajuda mútua, um ensinando ao outro estratégias para uma vida melhor. “Você vê pessoas que têm um problema, às vezes, maior que o seu, e que superaram tudo. Isso te enriquece, anima você a continuar lutando”, comenta Mário Stuski, participante do Grupo de Apoio a Amputados.
Mas não são só os pacientes que se beneficiam, as famílias também aprendem muito durante as reuniões. “Às vezes a família sofre mais que a gente. A primeira vez que eu vim, percebi como foi melhor para minha família, pois eles estavam mais dificuldades do que eu para lidar com a minha condição”, conta Jefferson Westely, dono de uma pousada em São Paulo e amputado há seis anos.
Em algumas reuniões são apresentadas palestras sobre temas que eles necessitam de informação, como, por exemplo, nutrição, direitos entre outros. “Procuramos trabalhar essas assuntos sempre com um clima leve, divertido e bem informal. Utilizamos dinâmicas de grupo que deixam o pessoal mais à vontade para se abrir com os colegas”, afirma Lílian Alves, fisioterapeuta e administradora da clínica.
“Queremos que cada um encontre dentro de si o que precisa para continuar seguindo em frente. São pequenas vitórias que aos poucos vão mostrando a eles que a vida continua”, explica Mariane Bonato, psicóloga da Ortopédica Catarinense e responsável pelos trabalhos do grupo.

Serviço: Grupo de Apoio a Amputados
Data: 23/04/2009
Horário: das 14h as 16h30
Local: Ortopédica Catarinense
Endereço: Almirante Tamandaré, 1144, Alto da XV
Fone: 41 3262-6559

Nenhum comentário:

Postar um comentário