Seguidores

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Chega ao fim o XV Transparaná 2009

Pela primeira vez na história do Raid, dupla que representou BH foi campeã geral e da categoria master no ano em que a prova comemorou 15 anos
Dizem que o bom mineiro é aquele que come quieto. A máxima é verdadeira, mas não vale para o Transparaná, pelo menos para a 15ª edição do maior raid do Brasil, promovido pelo Jeep Clube de Curitiba. “Oh! Minas Gerais, Oh! Minas Gerais, quem te conhece não esquece jamais, Oh! Minas Gerais”, cantavam eufóricos os mineiros que tomaram conta do pódio da categoria master, a principal da prova. A competição também jamais esquecerá os mineiros, que pela primeira vez escreveram o nome do Estado na história do Transparaná e com letra maiúscula. A dupla formada pelo piloto Renato Martins, de Belo Horizonte, e pelo navegador Cristiano de Souza, de Juiz de Fora, foi campeã geral e da categoria master, além de campeã na categoria marcas, com o seu Troller T4. Entre as cinco primeiras colocadas da principal categoria em 2009, quatro duplas são de Minas Gerais e apenas uma da capital paranaense.
Depois de cinco dias de disputa, com 77 carros largando de Guaira, no interior do Paraná, no dia 26 de janeiro, divididos em cinco categorias, o XV Transparaná terminou com a chegada de 69 equipes na última sexta-feira (30), na capital, depois de viajar por diversas cidades do interior do Estado, percorrendo aproximadamente 1800 km. Até o penúltimo dia de disputa, a liderança da prova era da dupla do carro 29, do piloto Renato Martins e do navegador Cristiano de Souza. A dupla de Minas Gerais manteve a regularidade no último percurso, que começou em Castro e teve parada em Bateias antes de chegar a Curitiba, e conquistou todos os títulos: foi campeã geral da prova, da categoria master e da categoria marcas.
Formada em 2001, a dupla que já participou de importantes competições de raid e rally de regularidade, como a Copa Mineira, o Campeonato Brasileiro, a Copa Mitsubishi, a Copa Troller e o Transparaná, quando, em 2007, terminou o Raid em terceiro lugar na classificação geral e em sétimo na categoria master. Já em 2009 a dupla ganhou todos os títulos possíveis. “Entramos na disputa deste ano determinados a ganhar todos os títulos possíveis e graças a Deus conseguimos. A confiança já era grande deste o início, mesmo sabendo que enfrentaríamos grandes feras na prova, como Ruppenthal, Aragão, Veiga e tantas outras, sem falar na equipe de Minas Gerais que veio muito forte neste ano”, disse o navegador Cristiano de Souza.
A festa da equipe campeã foi grande, afinal não é sempre que uma mesma dupla papa todos os títulos em um mesmo ano. Na disputa em que a premiação é mera coadjuvante, o mais importante é a participação, o encanto pela aventura e o prazer de subir no lugar mais alto do pódio e soltar o grito de é campeão depois de cinco dias na lama. “É uma emoção muito grande, um satisfação que não tem preço que pague. Mantivemos uma regularidade desde a primeira etapa. Até no percurso que consideramos o mais difícil, de Cianorte a Apucarana, com muita chuva e lama que acrescentaram muita adrenalina à disputa ao mesmo tempo em que aumentaram o grau de dificuldade para se manter uma regularidade, conseguimos um ótimo resultado”, relembra o piloto Renato Martins.
Segundo o piloto e o navegador campeões, quando saíram de Castro, para cumprir as duas últimas etapas da prova, o título era uma questão de tempo, apenas o de chegarem à capital paranaense. “Quando saíram os resultados em Castro, na noite de quinta-feira, e estávamos na frente, sabíamos que precisávamos apenas manter o desempenho que tivemos durante toda a prova para conquistarmos o título. Apesar de encontramos dificuldades, com alguns erros de metragens, a prova foi muito disputada e de um bom nível técnico, com muitos pontos de controle com o novo sistema GPS, que exigiu ainda mais regularidade. Tudo isso engrandece ainda mais o nosso título”, concluiu o piloto.
O segundo lugar da categoria master ficou com a dupla Fernando de Souza e Rafael Dalbello, do carro 16, de Belo Horizonte, que liderou boa parte da prova. “Eles foram mais competentes que a nossa dupla no final e mereceram o título. São companheiros que fazem parte da mesma equipe, por isso, é como se nós tivéssemos ganhado o título”, declararam o piloto e o navegador vice-campeões.
O terceiro lugar também foi da capital mineira, com o carro 19, de Fernando Lage e Breno de A. Rezende. No quarto lugar, aparece a única dupla paranaense presente no pódio da categoria, com os curitibanos Edson Magnett e Rone Branco, que ficaram com o quarto lugar também na classificação geral da prova, com o carro 18. Na quinta posição mais uma dupla mineira, do carro 13, de Arildo de S. Sacramento e Rodnei de A. Faria.
Na categoria Sênior, os campeões são de São Paulo, capital, com o piloto Ivan Terni e o navegador Thiago F. da Silva, do carro 55. Já a equipe que venceu na categoria Jeep é de Foz do Iguaçu/PR, com a dupla formada por João A. Szatkoski e Alberto V. Szatkoski, do carro 81, enquanto o título da categoria Junior ficou com a dupla do carro 94, formada pelo piloto Fábio M. Ribas e pelo navegador José K. F. Ferreira, de Guarapuava/PR.
A dupla campeã na classificação geral do XV Transparaná foi premiada com uma inscrição no Transcatarina, prova de regularidade que será disputada em terras catarinenses no mês de julho deste ano, e uma estadia no Costão do Santinho Resort e SPA. Os campeões das categorias Master, Sênior, Jeep e Junior ganharam dois rádios HT Motorola, patrocinados pela Radiocom Radiocomunicações – Revenda Premium da Motorola, e um capacete Peels, patrocinado pela empresa Podium Representações – representantes da Fábrica Starplast.
Realizado pelo Jeep Clube de Curitiba, com supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo, o Transparaná 2009 contou com o patrocínio da Trilha Eurocar, Goodyear, Itaipu, Apolar Imóveis, Águas Ouro Fino, SMEL CURITIBA - Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Sindicombustíveis, Prefeitura de Guaíra, Jeep Clube de Apucarana, Prefeitura Municipal de Apucarana, Jeep Clube de Castro e Prefeitura Municipal de Castro. O maior raid do país ainda teve o apoio do Costão do Santinho, Radiocom, Capacetes Peels e as Prefeituras Municipais de Curitiba, Guaíra, Telêmaco Borba e Cianorte.




Campeões das categorias: Junior, Jeep, Master e Sênior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário